Diretor da Polícia Científica do Paraná lidera encontro com Dirigentes Nacionais para impulsionar a Perícia Oficial Nacional 09/04/2024 - 11:10

O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, que também preside o Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), esteve à frente de um encontro estratégico durante a I Reunião Anual dos Dirigentes de Polícia Científica, que ocorreu na LAAD Security & Defense 2024, em São Paulo (SP) na última semana.

O objetivo foi apresentar o projeto “Rede Perícia”, visando estabelecer uma rede de colaboração e integração entre os órgãos centrais de perícia oficial em todo o país." Seguindo as diretrizes de Inovação e Integração do Governador Ratinho Júnior, lançamos em São Paulo a Rede Nacional de Perícias. Estamos comprometidos em fortalecer a cooperação e integração entre os órgãos de perícia em todo o país por meio da iniciativa 'Rede Perícia'.

“Este projeto não apenas otimizará nossos recursos, mas também elevará a qualidade e a eficiência de nossas respostas periciais, promovendo a difusão das Ciências Forenses de maneira uniforme e abrangente", explicou Luiz Rodrigo Grochocki.

O projeto “Rede Perícia” tem como objetivo implementar uma rede de cooperação e integração entre os órgãos centrais de perícia oficial de todo o país por meio do compartilhamento de ferramentas especializadas, otimizando e racionalizando os recursos nacionais, ampliando a capacidade, a qualidade e o tempo de resposta às demandas periciais, uniformizando e aumentando a difusão das Ciências Forenses.

Entre as justificativas para a implementação do projeto estão a redução de mortes violentas intencionais, o enfrentamento da violência contra a mulher, a busca de pessoas desaparecidas, a garantia da qualidade e excelência das provas, além do fortalecimento da gestão e governança, da cadeia de custódia de vestígios criminais, dos bancos de dados periciais, do ensino, pesquisa e inovação.

A proposta, que visa aprimorar o trabalho pericial em todo país, é uma iniciativa conjunta da Associação de Peritos Criminais Federais (APCF), do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal (DITEC/PF) e da Associação Brasileira de Criminalística (ABC). A reunião contou também com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.

GALERIA DE IMAGENS