Assembleia Legislativa do Paraná homenageia os Peritos Criminais 06/12/2023 - 15:17
No dia 04 de dezembro foi realizada a Sessão Solene em atenção ao Dia do Perito Criminal, proposta pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, deputado Tiago Amaral (PSD), no Plenarinho, em reconhecimento ao trabalho dos peritos criminais que analisam evidências, examinam cenas de crimes e elaboram laudos periciais criminais para esclarecer os fatos e descobrir a verdade.
O Dia do Perito Criminal é uma homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu em 04 de dezembro e morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais, enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local. A Lei estadual nº 18.671 de 22 de dezembro de 2015 insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná o Dia do Perito Oficial, a ser comemorado anualmente no dia 4 de dezembro.
O proponente e presidente da Sessão Solene, deputado Tiago Amaral, ressaltou a importância de se homenagear estes profissionais de segurança pública. “Esta Sessão Solene é o reconhecimento do efetivo serviço prestado hoje pelos nossos peritos, pela perícia de uma forma geral, tanto aqui no estado do Paraná, como ao redor do Brasil, no que se refere a elucidação de crimes. Os crimes mais complexos que a gente tem no país hoje, os mais difíceis, inclusive o desaparecimento de crianças, violência contra a mulher, grandes assaltos, assaltos a bancos, enfim, a Polícia Científica representa realmente a grande evolução na elucidação de crimes a partir do momento que passamos a valorizar a perícia, os peritos e também a estruturação desses departamentos. Esta função é extremamente relevante, sendo colocada em pé de igualdade com as demais forças de segurança em termos de importância para a segurança pública do nosso país. E num determinado momento eles ficavam um pouco escondidos, porque sempre foram vistos como parte da Polícia Civil, mas com essa emancipação, como sendo a Polícia Científica, isso ficou muito claro, o grande destaque e a importância que eles têm nesse processo hoje de segurança pública. Eles atuam, é claro, na elucidação, mas é uma das formas mais preventivas que nós temos, porque a gente destrói as quadrilhas e os grandes criminosos justamente a partir desse tipo de trabalho da polícia científica. Muito mais forte do que qualquer outra prova que possamos ter é a prova pericial”.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Adriano José (PP), participou da Sessão Solene ressaltou a relevância da Polícia Cientifica do Paraná. “Fiquei bastante feliz com a homenagem aos peritos criminais proposta pelo meu amigo deputado Tiago Amaral, onde ficou claro aqui no evento que o pai do Tiago, hoje nosso conselheiro do Tribunal de Contas, Durval Amaral, quando era deputado e líder do governo, já tinha um trabalho com os peritos criminais, trabalhando a valorização desses profissionais, que hoje são os mais valorizados do Brasil, desempenham um trabalho com muita excelência e muita qualidade, tendo o reconhecimento do governador Ratinho Júnior. São os mais valorizados do Brasil, é agora com o reconhecimento do governo e da Assembleia Legislativa. Eu fico muito feliz de participar desse momento e em nome do doutor Luiz Grochocki, parabenizar todos os peritos criminais pelo trabalho de excelência e qualidade que desempenham aqui no estado do Paraná”.
O secretário de Segurança Pública do estado do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, participou da cerimônia e destacou o relevante papel da Polícia Científica. “É muito oportuno essa homenagem, que foi idealizada e proposta pelo deputado Tiago Amaral, uma vez que a Polícia Científica é fundamental para toda a Secretaria de Segurança. É uma polícia discreta, que quase não aparece, mas sem o trabalho da Polícia Científica, muitos crimes não são esclarecidos. O Paraná é referência nisso. A sensação de impunidade praticamente não existe mais no Paraná, graças ao trabalho de todos esses homens e mulheres que muito nos honram em fazer parte da Secretaria”.
Duas instituições foram reconhecidas e celebradas nesta data, a Polícia Científica do Paraná que foi criada em 2001 e o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, seção Paraná.
O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, doutor Luiz Rodrigo Grochocki, foi um dos homenageados da noite e disse que “ hoje nós comemoramos o Dia Nacional do Perito. Para nós é um profissional de extrema relevância, um orgulho, não só para o Paraná, mas para o Brasil, porque esse profissional é o elo integrador entre o sistema de justiça e segurança pública. E também é um profissional de grande relevância porque ele protege a população. Protege a população não no sentido de policiamento ostensivo, mas é uma polícia que protege o sistema de justiça. Ele protege a população de que se cometa injustiças. E tem um papel fundamental como elo integrador entre o sistema de justiça e de segurança pública. O Perito Criminal ilumina os caminhos daqueles que buscam a verdade e a justiça pela ciência”.
Participações - Compuseram a mesa de honra o proponente e presidente da Sessão Solene, deputado Tiago Amaral (PSD), o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Adriano José (PP); o secretário de Segurança Pública do estado do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o promotor de Justiça do Ministério Público do estado do Paraná, doutor Marcelo Adolfo Rodrigues; o representante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, major Alessandro Marques dos Santos; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, doutor Luiz Rodrigo Grochocki, o chefe do Setor Técnico-Científico (SETEC) da Superintendência de Polícia Federal no Paraná, doutor Osmar Junior Klock; a pioneira na perícia criminal, senhora Marilda Gnatta Dalcuche e o pioneiro na perícia criminal Geraldo Gonçalves de Oliveira.
Texto: Assembleia Legislativa do Paraná