Consultar as filas de prioridades dos exames da Seção de Balística Forense da capital

O que é

 É a possibilidade de verificar a posição na fila de exames periciais que estão aguardando a análise de Balística Forense da Polícia Científica.

Os exames são divididos em filas de prioridades, de acordo com o previsto em lei, e em ordem cronológica do encaminhamento do material (os mais antigos são atendidos primeiro): 


  • IMEDIATO - Fila de prioridade absoluta – casos envolvendo crianças, adolescentes e idosos, e casos de violência doméstica contra a mulher;
  • URGENTE - Fila de prioridade legal – casos com atendimento prioritário previsto em lei: casos envolvendo réu preso e casos com audiência judicial marcada;
  • ALTA - Fila de prioridade SINAB – casos em que a legislação prevê exame para inclusão no Banco Nacional de Perfis Balísticos (Homicídio – Feminicídio – Latrocínio – Roubo - Tráfico de Drogas – Organização Criminosa);
  • GERAL - Fila geral: casos em que não há na legislação menção de prioridade ou casos em que o ofício requisitante não trouxe informações suficientes para enquadrar o exame em uma das filas anteriores.

Quem pode consultar?

 Autoridades policiais, representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, e demais interessados.

Onde solicitar

 Pela internet.

Como consultar?

 Para consultar, é necessário informar o código da Requisição de Exame Pericial (REP) e o ano em que o exame foi cadastrado.

Essas informações podem ser obtidas com as autoridades policiais ou em consulta ao sistema "SESP Intranet" na aba "Exames Periciais".

Prazo

 A consulta é feita na hora.

O que diz a lei

 A Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, estabelece diretrizes para divulgação de informações de interesse público por parte dos órgãos públicos.

Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do adolescente (Artigo 152, parágrafo 1º).

Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, dispõe sobre o Estatuto do Idoso (Artigo 71).

Decreto Lei nº 3.689, de 03 de Outubro de 1941, estabelece o Código de Processo Penal - que dispõe sobre prioridade de julgamentos envolvendo réus presos e Tribunal do Júri (Artigo 429).

Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha, Artigo 12-A).

Lei Federal nº 13.721, de 2 de outubro de 2018, estabelece prioridade na realização de exame de corpo de delito quando se tratar de crime que envolva violência doméstica e familiar contra mulher ou violência contra criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência.

A Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 determina o registro no Banco Nacional de Perfis Balísticos dos elementos de munição deflagrados por armas de fogo relacionados a crimes, para subsidiar ações destinadas às apurações criminais federais, estaduais e distritais.    (Art. 34-A, incluído pela Lei nº 13.964/2019)

O Decreto Federal nº 10.711, de 2 de junho de 2021, institui o Banco Nacional de Perfis Balísticos, o Sistema Nacional de Análise Balística e o Comitê Gestor do Sistema Nacional de Análise Balística. O Acordo de Cooperação Técnica Nº 5/2021/CGPI/DPSP/SENASP, a SESP-PR assumiu a meta de cadastrar no BNPB quatro mil elementos de munição anualmente, vinculada ao fornecimento de conjunto de equipamentos utilizados no SINAB.


Forma de atendimento:

Integralmente na Internet

Quanto custa:

Gratuito