Museu Paranaense de Ciências Forenses
O que é
Fundado em 1910 como Museu do Crime, com o intuito de armazenar objetos relacionados a delitos, passou a ser chamado de Museu Paranaense de Ciências Forenses em 2022. O espaço é dedicado à conservação da história da Polícia Científica do Paraná e à divulgação das ciências forenses, e possui em seu acervo instrumentos e equipamentos utilizados desde o início das atividades periciais no Estado do Paraná, além de livros, documentos, arquivos fotográficos e centenas de ossos e outras peças anatômicas.
Atualmente o Museu possui dois espaços: a sala de exposições do Tarumã, inaugurada em 2018, e o Antigo Necrotério, que foi remodelado e aberto ao público no final de 2022. As visitas ocorrem somente na modalidade guiada, de modo a proporcionar uma proveitosa experiência aos visitantes.
As instalações físicas do Museu recebem cerca de 1.000 visitantes por mês, majoritariamente, estudantes das áreas da saúde e do direito, e, nestes casos, além do Museu Paranaense de Ciências Forenses, a visita contempla, também, os laboratórios da Polícia Científica.
Além dos espaços já citados, ao final de 2023 foi inaugurado o Museu Móvel, como uma ferramenta para divulgar as ciências forenses e o trabalho da Polícia Científica de forma prática e acessível. A exposição itinerante conta com diversos materiais que se referem às áreas de atuação pericial, e também despertam a curiosidade, como crânios, insetos de fauna cadavérica, maletas de perícia, materiais balísticos, entre outros.
O objetivo do Museu Móvel é expandir e facilitar o acesso ao conhecimento científico. Já esteve presente na Operação Verão de 2023/2024 e em breve estará em escolas, universidades e outros espaços públicos.
Como conhecer
Museu Tarumã: última segunda-feira de cada mês, das 9h às 16h, sem a necessidade de agendamento.
Antigo Necrotério: última quinta-feira do mês, às 19h e 19h30min. Inscrições via formulário disponibilizado no Instagram do Museu às 14h da segunda-feira anterior a visita.
Museu Tarumã e Laboratórios Forenses: de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, sob agendamento e somente para estudantes e profissionais da saúde, do direito e da segurança pública. O agendamento deve ser realizado pelo e-mail museuforense@policiacientifica.pr.gov.br e as visitas são marcadas conforme disponibilidade de agenda.
Museu Móvel: O agendamento deve ser realizado pelo e-mail museuforense@policiacientifica.pr.gov.br e as visitas são marcadas conforme disponibilidade de agenda.
Endereços e contatos
Sala de exposições Tarumã - Rua Paulo Turkiewicz, nº 150, Tarumã, Curitiba/PR.
Antigo Necrotério – Av. Visconde de Guarapuava, 2652, Centro, Curitiba/PR
email: museuforense@policiacientifica.pr.gov.br
instagram: @museuforense
O que diz q lei
O Museu foi instituído pelo Decreto 10497/2022, publicado no Diário Oficial 11134 de 11 de março de 2022.