Crianças são atendidas em espaço lúdico e personalizado no IML 12/03/2013 - 17:00

O Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba conta com um espaço voltado para recepcionar o público infantil, conhecido como cantinho da criança, onde elas ficam brincando enquanto aguardam o atendimento. O local é destinado a crianças que foram vítimas de crimes ou abusos e que vão ao IML para realizar os exames de lesão corporal, conjunção carnal ou ato libidinoso, ou crianças que estão acompanhando os pais.

Durante o período que elas ficam no local, elas tem o acompanhamento de quatro profissionais: Aimee Greber e Edina Amato (assistentes sociais), Beatriz Oliveira e Licieli de Fátima (estagiárias). Elas conversam com as crianças e, quando sentem necessidade, também conversam com os pais. Quando percebem um comportamento diferente, indicam um acompanhamento psicológico.

O diretor do IML, Porcídio D'Otaviano de Castro Vilani, comenta que pretende ampliar o espaço dedicado às crianças. “Este cantinho é ótimo, pois em um ambiente de tristeza, as crianças brincam como se estivessem em parques e colaboram com os exames que irão realizar, melhorando o atendimento”, afirma. A intenção é revitalizar o espaço na nova estrutura do IML, que vai funcionar no bairro Tarumã.

CRIAÇÃO - O cantinho foi criado em 2008, após observação de uma estagiária do Serviço Social que percebeu a necessidade de entreter as crianças que vão realizar exames no IML, para acalmá-las enquanto aguardam o atendimento.

“Algumas vezes, os médicos do IML enchiam luvas como bexigas para entretê-las. Muitas choravam, outras ficavam correndo pelo local e não aceitavam fazer os exames”, relembra Edina Amato, assistente social do IML. Em muitos casos, quando as crianças estão muito agitadas, as enfermeiras as chamam para entretê-las no cantinho e, após, voltam a realizar o exame.

Para a assistente social Aimee Greber, a criação do cantinho contribui para a realização dos exames. “É muito importante este espaço, pois com ele as crianças se sentem mais à vontade”, diz. Ela também afirma que o espaço melhorou o atendimento ao público infantil. “Teve um resultado positivo tanto pros profissionais que trabalham no instituto quanto para pais que trazem as crianças”, avalia.

O local atende cerca de dez crianças por dia e funciona das 8h às 18h. O cantinho é mantido com doações de brinquedos e livros. Quem quiser colaborar pode entrar contato com o Serviço Social do IML, pelo telefone (41) 3321-8104.

*Com informações da Secretaria da Segurança Pública.

GALERIA DE IMAGENS