Cúpula da Segurança Pública se reúne com lideranças do sudoeste na AL 14/05/2013 - 10:50

A cúpula da Secretaria da Segurança Pública se reuniu, na tarde desta terça-feira (14), com lideranças da região sudoeste do Estado, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná. Estavam presentes vereadores que integram as microrregiões 13 e 14 da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop), que abrange 42 cidades. Sob coordenação do secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, o evento ocorreu durante todo o dia e teve a participação de diversos secretários estaduais, além dos deputados.

Pela Segurança Pública participaram do encontro o secretário da pasta, Cid Vasques; o comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Luiz Bondaruk; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto; o comandante do Corpo de Bombeiros, Luiz Henrique Pombo do Nascimento; e o diretor-geral da Polícia Científica, Leon Grupenmacher.

Na apresentação dos trabalhos, Vasques destacou que a região sudoeste está inserida no plano específico que a Segurança Pública tem para a região de fronteira do Estado, que abrange 139 municípios e tem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. “Vamos instalar duas novas companhias na região durante este ano: em Guaíra e em Santo Antonio do Sudoeste”, adiantou.

“No início da gestão, o governo Beto Richa se deparou com uma segurança pública sem planejamento, sem efetivo e sem mobilidade, além de uma capacidade de elucidação de crimes prejudicada, pelo excessivo número de presos em delegacias”, lembrou Vasques, ressaltando os vigorosos esforços que estão sendo feitos nos últimos anos para recuperar a capacidade operacional das polícias do Paraná.

“Adquirimos 1.220 viaturas no final do ano passado, das quais cerca de 600 já foram entregues às polícias Civil e Militar. Com uma economia na licitação, de mais ou menos R$ 35 milhões, estamos podendo adquirir outros 250 veículos”, ressaltou o secretário da Segurança Pública. De acordo com ele, um dos novos investimentos será a aquisição de 400 módulos móveis policiais, a serem distribuídos para todo o Estado.

Ele lembrou que a distribuição dos veículos segue orientação técnica, com base nos índices de criminalidade registrados pelos municípios. “Esse acompanhamento é feito por profissionais de alta qualidade, encarregados de monitorar a incidência criminal no Paraná”, acrescentou o secretário da Segurança Pública, referindo-se ao trabalho desempenhado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública.

Vasques complementou com informações sobre o aumento do efetivo policial, citando a incorporação de 3.120 profissionais, além de dois concursos em andamento: um para 5.200 PMs e bombeiros e outro para recomposição do quadro de delegados da Polícia Civil.

UNIDADES – O comandante-geral da PM ressaltou que diversas melhorias estão sendo obtidas na corporação graças ao programa Paraná Seguro. “São vultosos investimentos na segurança pública, com os quais será possível, por exemplo, a implantação do Projeto 300, que colocará pelo menos cinco policiais nos 300 menores municípios do Estado”, disse Bondaruk.

Já o delegado-geral da Polícia Civil destacou o problema histórico da superlotação de presos em delegacias, realidade que vem sendo mudada pelo Governo do Estado. “Esta é uma herança que agora está sendo corrigida”, apontou. Michelotto também ressaltou o novo concurso para delegados, que vai suprir a demanda de aproximadamente 30 comarcas do Estado que não contam com um delegado designado.

Na Polícia Científica, o diretor-geral ressaltou que diversos exames de responsabilidade do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico-Legal que antes se concentravam na capital, gerando demanda e espera maiores, agora estão sendo distribuídos por outras grandes cidades do interior, como Cascavel, Maringá e Londrina. “A realização desses exames em mais unidades dos institutos contribuiu com a melhoria na dinâmica de produção de provas para os inquéritos policiais”, exemplificou.

*Com informações da Secretaria da Segurança Pública.