Governo reforça segurança pública com mais 268 viaturas 03/07/2013 - 11:20

O governador Beto Richa e o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, entregaram nesta quarta-feira (03/07), em Curitiba, mais 268 novas viaturas para as polícias Militar, Civil e Científica de todo o Paraná. Os veículos fazem parte do lote de 1.470 automóveis adquiridos pelo Governo do Estado. A frota das forças de segurança paranaense não era renovada desde 2006.

“O governo estadual está contratando mais policiais, dando a eles um salário mais digno e também as condições necessárias de trabalho para combater a criminalidade no Estado”, afirmou o Beto Richa. Desde 2011, o governo já contratou 4.457 novos policiais e bombeiros, realizou a abertura de concurso público para a contratação de mais 5.264, e assinou a remuneração por subsídio, elevando o salário inicial do soldado para R$ 3.225,99, o maior entre os estados brasileiros.

As ações do programa Paraná Seguro, lançado pelo governador em 2011, têm estruturado a área de Segurança Pública. Um dos resultados tem sido a queda no índice de homicídios dolosos, que caiu aproximadamente 15% nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2012.

REESTRUTURAÇÃO – As 1.470 viaturas adquiridas pelo Governo do Estado atenderão a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal, e são distribuídas a partir de planejamento estratégico elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública. “Estamos renovando toda a frota paranaense. São viaturas de porte arrojado que darão maior eficácia ao trabalho de nossas polícias”, disse o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.

Dos veículos entregues nesta quarta-feira, 144 Renault Duster e Fluence, Mitsubishi Pajero e Volkswagen Amarok vão equipar batalhões da Polícia Militar em Guarapuava, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Ivaiporã, Irati, Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu, Lapa, Colombo e Piraquara. Os veículos também serão usados pelo Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Batalhão de Polícia de Fronteira, Batalhão de Operações Policiais Especiais e a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu).

“A reestruturação da frota permite a mobilidade necessária aos profissionais da Segurança Pública e, desde que começaram a ser distribuídas, contribuíram para a realização de operações sistemáticas, preventivas e repressivas”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk.

CIVIL – Outras 71 viaturas são para a Polícia Civil, para atendimento das seguintes regiões: Paranaguá, Laranjeiras do Sul, São Mateus do Sul, União da Vitória, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Francisco Beltrão, Toledo, Assis Chateaubriand e Terra Roxa. Também receberam carros novos a Divisão de Polícia Metropolitana, Divisão de Crimes contra o Patrimônio, Divisão de Investigação Criminal, Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre).

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, afirmou que as novas viaturas vão reformular a frota do Cope e atender outras unidades especiais. “São veículos mais seguros e apropriados para operações policiais, principalmente em viagens”, afirmou Michelotto. Ao todo, serão 250 novas viaturas para a Polícia Civil.

Os 53 veículos para Polícia Científica, entregues nesta quarta-feira (3), serão destinados aos Institutos de Criminalística de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e aos Institutos Médico-Legal da capital, Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Jacarezinho, Umuarama, União da Vitória e Campo Mourão. “As novas viaturas vão proporcionar atendimento mais ágil e um trabalho mais seguro aos profissionais da Polícia Científica”, destacou o diretor-geral, Leon Grupenmacher.

*Com informações da Secretaria da Segurança Pública.

GALERIA DE IMAGENS