Instituto Médico Legal promove curso de integração e capacitação 01/09/2015 - 16:50

O NUCIF (Núcleo de Estudos em Ciências Forenses) da Polícia Científica do Paraná promove curso de coleta, armazenamento, transporte e encaminhamento de materiais laboratoriais. O curso será realizado no dia 02/09 em uma sala de treinamentos própria da Instituição. Com o apoio da CELEPAR o curso será transmitido ao vivo via webcast para os funcionários lotados nas Seções do Interior, bem como será gravado para posterior divulgação. O Curso de Integração e Capacitação em Coleta, Armazenagem, Transporte e Encaminhamento de Materiais Laboratoriais visa de maneira objetiva os métodos procedimentais adequados para cada material(is) biológicos(s) e/ou projétil(is) coletado(s), respeitando os protocolos e as normas de segurança aplicáveis em cada caso e que são enviados aos laboratórios. Com este curso será possível evitar os desperdícios: em tempo, em insumos e em laudos desnecessários.

O objetivo é aperfeiçoar os profissionais do Necrotério e Clinica de Medicina Legal para a integração da Divisão de Laboratórios, Instituto de Criminalística e Instituto Médico-legal para a capacitação em coleta, armazenamento, transporte e encaminhamento de amostra de materiais biológicos e projéteis balísticos prevendo e criando situações que levem o participante a mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, propiciando a vivência dos cuidados específicos para a qualidade e a eficiência na coleta de materiais.

O curso visa enfatizar a importância da capacitação do profissional atuante nos Institutos e Laboratórios em aprimorar seus conhecimentos na adequação dos equipamentos, materiais e condições laboratoriais com planos de trabalho definidos e bem elaborados. A importância nos cuidados da documentação dos procedimentos e dos dados obtidos e da validação da metodologia utilizada.

Ao enfocar mais especificamente os procedimentos utilizados em laboratórios que realizam análises com finalidade forense, os procedimentos que consubstanciam a chamada “cadeia de custódia” também constituem aspectos relevantes no estabelecimento da política de qualidade dos laboratórios.

O documento do encaminhamento de materiais possibilitará que seja registrada cada fase da coleta, armazenamento, transporte e encaminhamento até o processo de disposição final, que o laudo pericial. Deve conter  informações sobre:
  • Quem coletou a amostra ?
  • Quando e onde tal coleta da amostra foi obtida?
  • Para onde/ou qual laboratório a amostra foi encaminhada.
As anotações devem ser feitas concomitantemente a cada ato da rotina diária do necrotério e clinica médico legal e cada ato deve corresponder a assinatura completa de quem o realizou.

Programa
  • Coleta de materiais biológicos e projéteis;
  • Normas e procedimentos de acondicionamento;
  • Conservação da amostra;
  • Transporte de material coletado;
  • Encaminhamento - Indicação de exames (quando e porque solicitar exames).
Público-alvo
  • Convocação: Auxiliares de Necropsia, enfermeiras e médicos .
  • Convidados: Todos os servidores interessados em aprimorar seus conhecimentos na vivências das Ciências Forenses.

Palestrantes
Anna Carolina de Moraes Braga - Bioquímica Forense
Eduardo Rodrigues Cabrera - Toxicologia
Marcelo Malaghini - Genética Forense
Ricardo Maia - Balística
Thiago Yuiti Castilho Massuda - Diretor da Divisão de Laboratórios

GALERIA DE IMAGENS