Polícia Científica capacita servidores em Curso de Análises de Manchas de Sangue 31/10/2023 - 08:49
Nos dias 25,26 e 27 de outubro foi realizado pela Academia de Ciências Forenses(ACF) da Polícia Científica do Paraná(PCP), o Curso de Análise de Manchas de Sangue, que teve como instrutor o perito oficial do Mato Grosso, Daniel Soares, enviado pelo Ministério da Justiça e que atualmente está mobilizado na Força Nacional.
Durante as 16 horas de curso, os 39 peritos oficiais participantes tiveram explicações teóricas e práticas sobre o tema, podendo estudar e entender o comportamento e padrões formados pelo sangue em diversas situações, como as provocadas por instrumentos contundentes, incisos e por arma de fogo, através de uma simulação com arma de pressão a gás.
“A análise e interpretação correta das manchas de sangue em um local de crime possibilita estabelecer com grande precisão a dinâmica do ocorrido, quais instrumentos foram utilizados, posição da vítima e agressor, entre outras informações.” Explicou Alexandre Lara, Diretor da ACF.
Um caso emblemático em que a análise de manchas de sangue foi fundamental para elucidação, foi o da menina Isabella Nardoni em 2008, ocorrido em São Paulo. Com base na análise das manchas de sangue, os peritos puderam contestar a versão inicial sobre como a criança havia caído. Os padrões de manchas de sangue não eram consistentes com uma queda acidental, o que levou os investigadores a concluírem que Isabella havia sido agredida antes de cair do prédio.