Polícia Científica do Paraná comemora o Dia do Perito Criminal 05/12/2024 - 15:25

A Polícia Científica do Paraná (PCP) realizou, nesta quarta-feira (04), uma solenidade em comemoração ao Dia do Perito Criminal, data que homenageia o patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho. O evento, marcado por homenagens e discursos emocionantes, aconteceu na Unidade de Execução Técnico Científica, localizada no bairro Tarumã, em Curitiba, e contou com a presença de autoridades do estado.

A cerimônia contou com a participação do Secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, que, em seu discurso, destacou a importância do trabalho realizado pelos peritos criminais para a justiça. "Graças ao trabalho dos peritos criminais, hoje um promotor de justiça tem tranquilidade para oferecer uma denúncia. A justiça tem segurança para não absolver o criminoso e não condenar um inocente", afirmou o secretário, enfatizando o impacto do trabalho pericial na segurança e na justiça do estado.

O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, dr. Luiz Rodrigo Grochocki, também ressaltou o papel fundamental dos peritos criminais. "O caminho da perícia é repleto de desafios, exigindo precisão, imparcialidade e um compromisso inabalável com a ética", disse.

Durante o evento, algumas personalidades e profissionais da área foram homenageados pelo seu trabalho e contribuição à Polícia Científica. O coronel Hudson Leôncio Teixeira foi agraciado com placas comemorativas pelos esforços em modernizar o parque analítico e aumentar o efetivo da Polícia Científica do Paraná, recebendo a placa de 1° Hit Balístico do Brasil, realizado pelo estado, e a de 500 hits balísticos alcançados em 2024 pela Seção de Balística Forense.

Além do secretário, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, foi homenageado em reconhecimento à sua colaboração no fortalecimento da Polícia Científica e dos peritos oficiais. Também receberam homenagens, a perita aposentada Marilda Dalcuche, o chefe do laboratório de Genética Molecular Forense, Pedro Canezin, e o perito criminal federal, Osmar Junior Klock.

O evento destacou, mais uma vez, o papel essencial dos peritos criminais na elucidação de crimes e no avanço da justiça, celebrando sua dedicação e os avanços significativos da área no estado do Paraná.

DIA DO PERITO CRIMINAL — O Dia do Perito Criminal, instituído pela Lei Federal nº 11.654, de 15 de abril de 2008, é celebrado em 4 de dezembro em todo o Brasil em memória de Otacílio de Souza Filho, que perdeu a vida tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais durante uma investigação sobre mortes no local. Além disso, a Lei Estadual nº 18.671, de 22 de dezembro de 2015, incluiu essa data no calendário oficial de eventos do Paraná.

PARTICIPAÇÕES - Também estiveram presentes, o diretor operacional da PCP, Ciro Pimenta; a diretora administrativa, Tatiane Prussak; o diretor da Academia de Ciências Forenses, Alexandre Lara; a diretora do Museu Paranaense de Ciências Forenses, Fabíola Machado; o perito criminal e ex-diretor da PCP, Hemerson Bertassoni, o perito criminal aposentado e ex-diretor do extinto Instituto de Criminalística, Juarez Rolim

GALERIA DE IMAGENS