Polícia Científica do Paraná envia nova equipe ao Rio Grande de Sul 16/05/2024 - 16:46

A Polícia Científica do Paraná enviou na manhã desta quinta-feira (16) uma nova equipe de profissionais para auxiliar nos trabalhos no Rio Grande do Sul. A nova equipe que partiu em direção ao estado gaúcho é composta por dois técnicos de perícia e 1 perita, e amanhã (17) mais um técnico irá se juntar ao grupo.

“Estamos indo para continuar a missão da Polícia Científica de auxiliar nas remoções e no que mais for necessário. Estamos cumprindo nosso papel como servidor e estamos à disposição para auxiliar no que for possível às forças de segurança do Rio Grande do Sul.” disse a perita oficial, Viviane Zibe.

Ao chegarem na cidade de Canoas, a equipe anterior retornará para Curitiba. Nos oito primeiros dias de apoio ao Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS), a Polícia Científica paranaense ajudou a recolher 12 corpos de vítimas das enchentes. A maioria desses corpos foi identificada por exames de papiloscopia, porém alguns tiveram que passar por exames de DNA.

“Estamos o dia todo de prontidão no 15º Batalhão da Brigada Militar. Assim que somos acionados, vamos ao ponto para onde os corpos estão sendo levados, recolhemos e encaminhamos ao Departamento de Medicina Legal do Rio Grande do Sul”, explica o técnico em perícia oficial Fernando Anselmo Nunes.

Nunes afirma que como a água está alta a demanda ainda não está muito grande, o que é um componente adicional da tragédia humanitária. Assim que a água baixar, acredita o técnico, o trabalho vai aumentar. “Quando a água baixar o cenário deve mudar para pior, conforme as próprias autoridades gaúchas acreditam. Devem começar a aparecer corpos inclusive nas residências”, disse Nunes.

A Polícia Científica também enviou ao Rio Grande do Sul um caminhão refrigerado e um drone com câmara térmica.

GALERIA DE IMAGENS