Polícia Científica do Paraná participa do desfile de 7 de setembro. 09/09/2024 - 17:08

A Polícia Científica do Paraná (PCP) esteve presente no tradicional desfile cívico-militar em comemoração da Independência do Brasil. A PCP participou com viaturas e servidores em diversas cidades do estado, além de Curitiba, que reuniu mais de seis mil pessoas no Centro Cívico da capital.

"O evento contou com mais de 6 mil pessoas que participaram diretamente, entre as forças federais, o Exército, a Aeronáutica, a Marinha, as polícias, as guardas municipais, as escolas, grupos de motoqueiros. É um evento bonito, de patriotismo, de civismo, que sempre vale a pena as pessoas participarem”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira

O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki acompanhou o desfile, que contou com 18 viaturas e cerca de 25 servidores, além do cão perito Raman. Entre as viaturas, estava o caminhão refrigerado Constelation com capacidade para 29 toneladas.

“Participar do desfile é uma honra para a PCP, é um ato simbólico que reforça nosso compromisso junto à segurança pública do Estado.” afirmou Grochocki.

DIVERSIDADE - O desfile foi dividido em duas partes. Na primeira, colégios cívico-militares e estaduais, associações e agremiações civis encheram a avenida com cores vibrantes e passos coordenados. Escolas como o Colégio Militar de Curitiba e outras oito cívico-militares marcaram presença ao lado de cinco estaduais, destacando o papel da educação no fortalecimento dos valores cívicos.

A gerente comercial Michele Moreira prestigiou o desfile. ”A gente está aqui com sete crianças, por amor à Pátria mesmo, mostrando o patriotismo nas crianças e eles amam ver isso daqui, está muito legal. A minha filha Ana Júlia vai desfilar também pelo Colégio da Polícia Militar, a gente está bem feliz por isso.”

Já na segunda parte, as forças de segurança e defesa entraram em cena. Tropa a pé e motorizada da Marinha, Exército e Aeronáutica desfilaram ao lado da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e Guarda Municipal. O respeito e a reverência ao trabalho desses profissionais foram evidentes nos aplausos e na admiração do público.

A Defesa Civil também teve seu espaço, destacando a importância do trabalho preventivo e de resposta em situações de emergência. Para encerrar, o Clube do Cavalo do Paraná, ao lado da cavalaria da Polícia Militar e do Colégio Militar, manteve a plateia vidrada no trotar imponente sobre a avenida.

CIVISMO  - O desfile de 7 de Setembro de 2024 em Curitiba foi, novamente, símbolo de união, civismo e respeito às tradições. O evento, conduzido pela 5ª Divisão de Exército em parceria com o Governo do Paraná, mostrou que, apesar dos desafios do tempo, o sentimento de pertencimento e orgulho nacional continua vivo nos corações paranaenses.

A celebração, além de reforçar os laços com a história do Brasil, evidenciou a diversidade e a importância de cada instituição presente. Desde as escolas até as forças de segurança, o desfile cívico-militar demonstrou que todos compartilham do desejo de um Brasil forte, soberano e comprometido com o bem-estar de sua população