Polícia Científica e Polícia Civil realizam 1.º ciclo de palestras para agentes de Segurança Pública de Ponta Grossa 18/02/2015 - 16:58

Aproximadamente 50 profissionais da área de Segurança Pública, entre eles policiais civis e militares e guardas municipais participaram do 1.º Ciclo de Palestras promovido pelo Instituto de Criminalística em parceria com a 13ª Subdivisão Policial, em Ponta Grossa. São três palestras que serão realizadas na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Ponta Grossa, com o objetivo de nivelar o conhecimento entre os novos e os experientes profissionais, além de esclarecê-los sobre as atribuições da Polícia Científica.

Na primeira palestra realizada na quinta-feira (05), os peritos criminais Augusto Pasqualini e Eliane Martins abordaram a parte institucional do Instituto de Criminalística e suas divisões e a importância de preservação da cena de um local de crime. "Orientamos sobre nosso trabalho e sobre o isolamento do crime, que é fundamental para que comece todo o processo investigatório. Quanto mais vestígios estiverem preservados, consequentemente melhor será a investigação para a solução do caso", explicou Pasqualini.

No segundo encontro, na sexta-feira (13), a palestra decorreu sobre noções de balística forense e identificação pericial e judiciária. A próxima e última palestra está marcada para a próxima segunda-feira, dia 23, e trará noções de medicina-legal e toxicologia.

ESTRUTURA - O Instituto de Criminalística de Ponta Grossa é responsável pelo atendimento de 28 municípios dos Campos Gerais, nos quais são oito peritos para desenvolver todas as funções. Os profissionais focam seu trabalho priorizando os atendimentos em locais de crime. Os exames laboratoriais são encaminhados à Seção Técnica de Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS