SESP e MP realizam primeiro seminário de atualização em perícias criminais 26/03/2015 - 17:10

O primeiro Seminário de Atualização em Perícias Criminais foi iniciado na manhã desta quinta-feira (26) no prédio do Ministério Público do Paraná, no Centro Cívico. Durante o evento, os chefes de seção responsáveis pelas perícias na Polícia Científica, realizarão palestras sobre perícias criminais, com temas como produção da perícia e as inovações na área. Esta é a primeira parceria entre a Polícia Científica, da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, e o Ministério Público Estadual.

O seminário irá colaborar para que os promotores entendam um pouco mais sobre o trabalho da Polícia Científica e saibam para qual setor eles devem solicitar as perícias, para poder agilizar o processo e dar uma resposta mais rápida para a sociedade. O evento terá duração de três dias, dois dias de palestras e um dia de mesa redonda, onde os promotores e peritos oficiais poderão fazer perguntas para mesa diretiva.

Cerca de 150 pessoas participam de forma presencial e outras 200 acompanham via webcast no Paraná inteiro. Os inscritos são promotores, peritos oficiais e funcionários de carreira do quadro próprio de peritos oficiais do Estado.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Fernando Francischini, o contato direto com o Ministério Público beneficia não só as duas instituições, mas sim, toda a população do Estado. “Agradeço a parceria e peço a contribuição e colaboração do Ministério Público, sabendo que eu tenho feito todos os esforços para manter uma atuação parceira, imune a influencia externas, para que a gente possa, mesmo com toda dificuldade, manter a afinidade que temos porque o destinatário final é a população paranaense, que nos colocou em cargos públicos e a quem devemos esses resultados. Juntos podemos chegar a resultados positivos para a nossa sociedade”, comentou.

Ele também ressalta que esta parceria é fundamental para o bom andamento de processos no Paraná. “O dono da ação penal é o Ministério Público, é para quem as nossas provas, realizadas na perícia oficial, são produzidas, por isso é muito importante atuarmos em conjunto”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacóia, elogiou a atuação de Francischini frente à secretaria. “O secretario Fernando Francischini tem demonstrado a vontade e coragem política de estabelecer uma parceria com o Ministério Público que vai além daquela estabelecida no plano formal e beneficiará todos os servidores”, disse.

De acordo com o diretor-geral da Polícia Científica, Hemerson Bertassoni, o contato com o Ministério Público já é antigo. “Essa parceria começou quando eu era diretor do Instituto de Criminalística. Propiciamos uma reunião com o Ministério Público para o estreitamento das ações e, naquela época, nós já discutíamos alguns assuntos que eram relevantes, tanto para o corpo técnico pericial, quanto para as ações do MP. Disso surgiu a idéia de fazermos um evento reunindo os dois órgãos”, ressaltou.

Bertassoni também afirmou que é a primeira vez que um evento assim é realizado aqui no Paraná. “Nessa nova gestão da segurança pública nós estamos quebrando todos os paradigmas, estamos nos aproximando com todas as entidades que trabalham conosco como o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Procuradoria Geral do Estado, e temos feito um trabalho bastante interessante junto com os órgãos de segurança pública também”, completou.

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional das promotorias criminais do Júri e Execução Penal, o procurador de justiça Alfredo Nelson da Silva Baki, a ação mostra a preocupação das unidades com o serviço prestado aos cidadãos. “Acho um grande avanço para a sociedade paranaense de modo que, com essa parceria, nós poderemos agilizar os nossos serviços com um custo bem menor dando uma resposta mais rápida e bem mais eficiente a toda a demanda que exige as perícias e intervenção do Instituto de Criminalística ou Instituto Médico-Legal”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS