Segurança Pública do Paraná é homenageada pela Polícia Federal 02/10/2013 - 16:10

A Segurança Pública do Paraná recebeu, na manhã desta terça-feira (1), homenagens da Polícia Federal devido aos serviços prestados para a sociedade e os realizados em parceria com a instituição. O evento foi realizado na sede da Polícia Federal do Paraná, no bairro Santa Cândida, em Curitiba.

Durante o evento, o delegado Rosalvo Ferreira Franco, superintendente da instituição, agradeceu às Polícias Civil, Militar e Científica do Estado pelo bom desempenho em casos que são solicitados. Na solenidade foram entregues certificados e a medalha “Gralha Azul” para policiais que participaram de ações conjuntas com a instituição.

O diretor-geral da Polícia Científica, Leon Grupenmacher, que também estava representando a Polícia Civil no evento, afirmou que a homenagem é devido ao esforço da instituição, que sempre preza pelo bom atendimento à população. “Essa homenagem é pela atuação que temos em relação a estar sempre pronto a responder as demandas da sociedade, tentando atender a população o mais prontamente possível. Essas parcerias são extremamente relevantes para crescermos juntos”, diz.

Foi homenageada também a parceria com a Polícia Militar, pelos resultados alcançados nos quatro anos de existência da Força-tarefa, ação conjunta entre as duas entidades em combate à criminalidade no Estado.

O comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, exaltou que os trabalhos conjuntos da corporação com a Polícia Federal contribuem ainda mais com a segurança pública. “É uma parceria realmente muito forte que precisa ser preservada. Esse gesto nobre da Polícia Federal em homenagear os integrantes da corporação só fortalece essa parceria de sucesso na qual o grande beneficiado é o povo do Paraná”, disse.

O capitão Alexandre Lopes Dias, um dos integrantes da Força Tarefa pela PM, apontou os bons resultados que o grupo tem obtido. “O trabalho vem apresentando um efeito satisfatório uma maneira da qual os números os quais estamos atingindo com a apreensão de drogas esta muito acima daquilo que os poderíamos esperar, estamos fazendo um trabalho conjunto um trabalho de inteligência, prendendo desde o micro traficante com pequenas pedras de crack até toneladas de entorpecente”.

No evento também foram homenageadas, além das Polícias Civil, Científica e Militar, o Corpo e Bombeiros, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), representado pelo comandante da unidade, tenente-coronel Orlando Artur da Costa, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Hospital Angelina Caron, a Prefeitura de Curitiba e a Polícia Rodoviária Federal.

HOMENAGEM - Um dos homenageados foi o bombeiro militar soldado Lucas Czekalski, do 5° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Guarapuava (PR), centro do Estado. O soldado estava de folga e saiu da cidade em direção ao município de Irati (PR), na região centro-sul do Paraná, para visitar a família. Durante o trajeto, se deparou com um acidente envolvendo o agente federal Sólon Cícero Linhares, que acabou colidindo seu automóvel em um Corolla/TOYOTA. Um casal que estava no Corolla acabou falecendo no local, assim como o cunhado do agente que também estava no carro.

“Foi uma situação bem complicada, porque chegando ao local, os veículos estavam completamente deformados. Eu consegui avaliar que o agente estava respirando e rapidamente solicitei apoio para o atendimento imediato à vítima”, disse o soldado. O agente foi encaminhado para um hospital da região, onde recebeu os tratamentos necessários. A homenagem foi entregue pelo próprio Sólon, que mesmo em processo de recuperação ao acidente, entregou pessoalmente a medalha “Gralha Azul” ao soldado Lucas, momento que recebeu os aplausos dos presentes.

*Com informações da Secretaria da Segurança Pública.